44ª Feira do Livro de Pelotas

Um hábito que aproxima a todos

O gosto pelos livros não está apenas entre quem visita a 44ª Feira do Livro; para quem trabalha no evento, ler também é essencial

Jô Folha -

Um perfil variado de trabalhadores movimenta a 44ª Feira do Livro de Pelotas. São homens e mulheres, jovens e idosos que durante os 20 dias do evento recebem com dicas valiosas os interessados em adquirir livros, e todos eles têm algo em comum: são apaixonados pela literatura.

É o caso da pedagoga Raquel Palma, que há três meses garantiu uma vaga em uma rede de livrarias da cidade. Ela conta que sempre foi incentivada a ler pelos pais e através da formação teve sua noção da importância do hábito ainda mais expandida. “É essencial para formação das pessoas” afirma ela. Gostar de ler e estar atualizado com as novidades de diversas áreas é o primeiro passo para conseguir uma vaga no segmento, informa Daniel Ávila, gerente na mesma rede. Além disso, os interessados em trabalhar no setor passam por um processo de seleção, com entrevistas e questionários. No atendimento, a rede procura a padronização, para que todos os clientes se sintam bem atendidos, contudo, a boa relação valoriza o trabalho dos vendedores. “Na feira, a liberdade de atendimento e o contato são ainda maiores”, acrescenta ele, sobre a importância do evento.

“Além de ler, é preciso gostar de trabalhar”, afirma Clara Macedo, que participa da Feira do Livro desde sua primeira edição. Ela lembra que há outras tarefas por trás dos livros enfileirados em prateleiras: muitas caixas para carregar, obras para separar, marcar e organizar. E o trabalho se intensifica ainda mais durante as semanas que antecedem a Feira, quando chegam grandes volumes. Boa memória e curiosidade também são diferenciais, pois assim os vendedores se familiarizam com o ambiente e são capazes de fazer boas indicações aos clientes, que acabam retornando.

Saber fazer indicações é uma qualidade procurada por Cristiane Mulling, proprietária de uma livraria. Os jovens com conhecimento em literatura têm grandes chances de conseguir o primeiro emprego em seu estabelecimento, principalmente se souberem comparar autores com estilos parecidos. “Os clientes cobram esse entendimento”, conta ela. Cria-se uma relação de amizade a partir daí, e as pessoas se fidelizam com as dicas.

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